top of page
  • Foto do escritorAMEA - Associação Mato-Grossense de Educação Ambiental

Lançado dispositivo desenvolvido da AMEA em Sinop para prevenir queimadas

Foi lançada, ontem, em uma fazenda próximo a MT-220, em Ipiranga do Norte, uma torre com 15 metros de altura, equipada com sensores, para o mapeamento e detecção de focos de calor. O dispositivo Antiqueimadas, conhecido como “Radar do Fogo”, está equipado para coletar informações e imagens em tempo real, além de monitorar parâmetros de pressão atmosférica, detecção de chamas, velocidade e direção do vento, conseguindo gerar informações para traçar um padrão climático, podendo inclusive antecipar grandes incêndios.


O alcance da cobertura de área é de 10 quilômetros, e as informações seguem em tempo real, através da internet instalada na torre, para uma central em Maringá, no Paraná. O desenvolvimento foi pela Associação Mato-grossense de Educação Ambiental (AMEA) em Sinop, e contou com pesquisas do físico nuclear e reitor da Pratt Institute, localizado no Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Hélio Takai, que desenvolve projetos com a NASA.


Qualquer pessoa poderá baixar aplicativo no celular, assim que lançado, e acompanhar em tempo real os dados disponíveis. O Antiqueimadas é de alta tecnologia e já chamou a atenção de pesquisadores de universidades do México, Namíbia, país na África Austral, Quênia na África Oriental, além dos Estado Unidos.


O projeto é piloto e, posteriormente deverá ser implantado no Pantanal, com construção de 20 torres. O trabalho visa evitar desastres como o ocorrido ano passado, que segundo os bombeiros, devastou mais de 40% da vegetação, além da morte de centenas de animais.

Participaram da ação o comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso e coronel Alessandro Borges Ferreira, o comandante regional e coronel dos bombeiros Giovani Eggers, o comandante dos bombeiros em Sinop e tenente-coronel Jean Oliveira, e a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Ivete Malmann.



Redação Só Notícias (fotos: Julio Tabile)


Leia a notícia direto no site do sónotícias, clicando abaixo:



6 visualizações0 comentário
bottom of page